Dimensão social da sustentabilidade na empresa Ecovinco

Vanessa de Campos Junges, Beatriz Leite Gustmann de Castro, Jordana Marques Kneipp, Vânia Medianeira Flores Costa

Resumo


Este estudo tem como propósito analisar a dimensão social da sustentabilidade enquanto reflexo de ação coletiva na empresa ECOVINCO. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, de cunho descritivo e caráter qualitativo. O objeto de estudo foi uma empresa que comercializa produtos veganos e 100% recicláveis. Os dados foram coletados por meio de entrevista, documentos e arquivos, os quais foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. As principais evidências destacam que as ações da empresa estão vinculadas a dimensão social da sustentabilidade, visualizadas a partir de ações sociais junto à comunidade, comercialização de produtos com matéria prima ecológica, padrões e práticas sustentáveis, bem como o enfoque no bem comum dos colaboradores a partir da cooperação, comunicação, autonomia e voluntariedade, o que destaca a ação coletiva. Portanto, a ação coletiva é um reflexo da sustentabilidade social da ECOVINCO, principalmente por construir um espaço aberto e para todos, em vista de que os envolvidos se sintam valorizados e entendam que seu trabalho é mais do que um fim econômico, mas o caminho para um ambiente sustentável para todos.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Dimensão social. Ação coletiva. Objetivos comuns.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v11i2.2564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893