Educação Financeira dos tomadores de Microcrédito de uma OSCIP no município de Maringá-PR

Leomar Antonio Romanzini Filho, Vilma Meurer Sela, Ligia Greatti

Resumo


O presente estudo tem como objetivo compreender o perfil dos tomadores de microcrédito da OSCIP Maringá Crédito Solidário com relação à educação financeira. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, realizada por meio de questionário aplicado aos tomadores de microcrédito da Maringá Crédito Solidário, no período entre 30 de novembro a 10 de dezembro de 2019. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, com o auxílio de planilha eletrônica, buscando identificar o comportamento dos pesquisados com relação ao hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda, uso do crédito, endividamento e inadimplência, propensão a poupar e investir, bem como o planejamento para a aposentadoria. A pesquisa revelou que em alguns quesitos os pesquisados apresentaram um perfil mais próximo de uma pessoa educada financeiramente (hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda e duas modalidades de uso do crédito) que outros (financiamento como modalidade de crédito, endividamento e inadimplência, propensão a poupar e investir e planejamento para a aposentadoria. No entanto, o perfil de educação financeira dos pesquisados está muito aquém de um perfil esperado, mostrando que medidas devem ser tomadas para melhorar essa situação no curto prazo e longo prazo.

Palavras-chave


Educação financeira; Microcrédito; Endividamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v11i2.2582

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893