Certificação de Qualidade na Indústria de Água Mineral: Percepção do Consumidor de Porto Velho-RO

Autores

  • Usiel Marcos Pagani Ferreira
  • Fabiana Rodrigues Riva Programa de Pós-Graduação em Administração / UNIR. Instituto Brasileiro de Bioeconomia - INBBIO
  • Cássia Toshie Yamanaka

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v12i1.2595

Palavras-chave:

ISO 9001, Padronização, Gestão da qualidade, Água mineral

Resumo

A água é um produto essencial para a vida. Priorizar pela sua qualidade e melhoria contínua nos processos de envasamento é um aspecto importante para o consumidor. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da adoção da ISO 9001 em uma empresa de água mineral, localizada em Porto Velho. Para isso, foi realizado um estudo de caso, selecionando a única empresa de água mineral do município que possui esta certificação. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados uma entrevista com a empresa e um questionário, envolvendo 142 consumidores. Os resultados aprontam que a maior parte dos respondentes não diferenciam a empresa que usa o selo ISO 9001 das concorrentes, além disso apenas 33,8% deles pagariam a mais pelo fato do produto ser certificado. Conclui-se que o impacto da adoção da certificação ainda é pequeno, uma vez que pouco percebível pelos consumidores, o que exige uma maior divulgação por parte da empresa

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Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Marketing