Políticas Públicas e Sustentabilidade: A Política Agrícola Brasileira em Análise ## Public Policies and Sustainability: Brazilian Agricultural Policy Under Analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i1.2603

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Política Pública, Agricultura, Agricultura Familiar, Governança.

Resumo

A análise de política pública a que se propõe este trabalho tem por objetivo discutir a inserção da sustentabilidade no processo de construção da política agrícola brasileira.  A abordagem utilizada aponta para uma evolução da ideia de desenvolvimento, girando em torno das teses da “sustentabilidade”, e sua variedade de entendimentos, noções, pressupostos e abordagens. O campo de estudo das políticas públicas propõe um diálogo multidisciplinar entre ciência política, sociologia e administração. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram selecionadas duas políticas para análise, a saber, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC) e realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos engajados em sua formulação. A análise dos dados foi elaborada a partir da interação de variáveis que interessam à análise da inserção da sustentabilidade no processo de construção destas duas políticas. Entendendo políticas públicas como instrumento capaz de promover mudanças na organização social, política, econômica, cultural, territorial e ambiental de uma sociedade, este estudo pretendeu lançar luz sobre a importância do comportamento dos policy makers na construção de um modelo de desenvolvimento segundo as teses da sustentabilidade.

Abstract

The public policy analysis proposed in this work aims to discuss the insertion of sustainability in the process of building Brazilian agricultural policy. The approach used points to an evolution of the idea of development, revolving around the theses of “sustainability”, and its variety of understandings, notions, assumptions and approaches. The field of study of public policies proposes a multidisciplinary dialogue between political science, sociology and administration. Regarding the methodological procedures, two policies were selected for analysis, namely, the National Policy for Technical Assistance and Rural Extension (Pnater) and the Sectorial Plan for Mitigation and Adaptation to Climate Change for the Consolidation of a Low Emission Economy. 

Biografia do Autor

Adriana Prado Bicalho, Ministério da Agricultura

Mestre em Administração pela PUC Minas

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Programa de Pós-Graduação em Administração / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG).

Mariana de Lima Caeiro, Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela PUC Minas

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas