Recursos, Estratégia e Vantagem Competitiva no Setor Imobiliário: O Caso da Incorporadora Penta - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p15-34)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v4i1.268Palavras-chave:
Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva, Estratégia de diferenciaçãoResumo
A pesquisa avalia as fontes e a Vantagem Competitiva da Incorporadora Penta, uma empresa da indústria da construção civil no Brasil. O estudo utilizou o modelo VRIO de Barney (1991) em suas quatro dimensões: Valor; Raridade; Não Imitabilidade e Organização, a fim de identificar o estágio de vantagem competitiva (sustentável, temporária, paridade e desvantagem) dos recursos e capacidades. A pesquisa é um estudo de caso, classificado como positivista, descritivo, de natureza teórico-empírica, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas. O referencial é apoiado pelos temas Tripé da Estratégia, Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva e Estratégia de Diferenciação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa-caso e das seis empresas parceiras comerciais, com o preenchimento de tabelas quantitativas. A análise dos resultados qualitativos adotou a técnica de análise de conteúdo com apoio do software Atlas/TI e a triangulação de dados. Compararam-se duas escalas para medir a Vantagem Competitiva utilizando Sim/Não e com uso de Escala Likert. Como conclusão do estudo pode-se constatar que os recursos encontrados na organização são geradores de vantagens competitivas temporárias e que a escala Likert é a mais apropriada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.