O QUE PODEMOS APRENDER COM O ESTUDO DE CASOS EM ADMINISTRAÇÃO? Um Ensaio Baseado na Abordagem Naturalista de Robert Stake - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v1n1p45-59)

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Ricardo Sérgio Gomes Vieira, Brunno Fernandes da Silva Gaião, Ildembergue Leite de Souza

Resumo


Diferentes perspectivas compõem o cenário de escolhas para a realização de um estudo de caso, abordagem tão utilizada nos estudos em Administração. No Brasil, temos visto uma crescente adoção desta estratégia de pesquisa, em linhas gerais, na perspectiva apresentada por Yin (2005), que adota uma abordagem mais funcionalista e, portanto, mais alinhada à perspectiva paradigmática ainda dominante na área. Entretanto, queremos trazer à tona a discussão sobre a adoção, nos estudos interpretativos, de um método de estudo de caso que lhe seja mais adequado. Para tanto, este ensaio metodológico tem como proposta apresentar e discutir o método de estudo de caso desenvolvido e difundido por Robert Stake, perspectiva esta inserida no paradigma naturalista. Como não existe na obra de Robert Stake uma estrutura-padrão, tentamos, assim, o presente trabalho tem o objetivo de sugerir uma estrutura baseada na costura dos tópicos apresentados pelo autor em sua obra, bem como refletir sobre a aplicação do método no campo da Administração. Ademais, como forma de contribuição, trazemos para a discussão referências complementares que consideramos pertinentes e passíveis de dialogar com a proposta aqui apresentada. Pelo que se apresenta, em nossa concepção, a pesquisa em Administração pode fazer uso dos estudos de caso naturalistas para aprimorar seus conhecimentos e compreender os fenômenos nas mais variadas áreas, como Administração Pública, Estudos Organizacionais, Administração da Informação, Estratégia, Gestão de Processos Inovadores, Marketing, Gestão de Pessoas, entre outras.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v1i1.19

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893