EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DA NBC T 15: o caso da Natura - (DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p127-146)

Dêbora Pinho Barcelos, Mônica Mota Tassigny, Maria da Graça de Oliveira Carlos, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Antônio Jackson Alcantara Frota

Resumo


A evidenciação ambiental é utilizada pelas organizações como meio de divulgação de aspectos e impactos ambientais. Neste particular, a Ciência Contábil constitui ferramenta efi ciente no que se ref ere à evidenciação, classifi cação e mensuração dos eventos ambientais. Desta constatação, partiu-se da s eguinte questão: como a Natura divulga suas práticas e evidencia suas informações ambientais? Trata-s e de estudo bibliográfi co e documental, baseado na análise do conteúdo desta prática na empresa Natura , com o objetivo de desvelar as práticas ambientais desenvolvidas por esta empresa com o fi m de preservação ambiental na utilização sustentável de seus insumos. A revisão da literatura apresenta aspe ctos relevantes relacionados à Contabilidade Ambiental e Evidenciação Ambiental, seus regulamentos e orientações. Como resultados são apresentados os programas de recuperação e conservação ambiental, juntamente com suas demonstrações fi nanceiras, a fi m de verifi car a classifi cação em conformidade co m a Norma Brasileira de Contabilidade, NBC T 15 aprovada pela Resolução do CFC nº. 1.003/04. Pode--se concluir que as classifi cações e alocações pertinentes aos bens, direitos e obrigações descritos pela entidade cumprem a fi nalidade principal de preservar e proteger o meio ambiente, bem como estão apto s a gerar benefícios econômicos, embora não disponha de um plano de contas exclusivamente ambiental.

Palavras-chave


Evidenciação Ambiental; Contabilidade Ambiental; Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v4i2.312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893