CARACTERÍSTICAS ECONÔMICO-FINANCEIRAS E SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS NO BRASIL, NA HOLANDA E NA SUÉCIA - (DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p105-126)

Márcia Martins Mendes De Luca, Renata Rouquayrol Assunção, Juliana Almeida Costa, Tatiana Aquino Almeida, Vanessa Ingrid da Costa Cardoso

Resumo


A cada dia o mercado mais exige a adoção de posturas empresariais sustentáveis, requerendo além de rentáveis e lucrativas, as empresas sejam sustentáveis dos pontos de vista ambiental e social. A Global Reporting Initiative (GRI) idealizou um modelo de relatório de sustentabilidade, considerado o mais completo e difundido instrumento de comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações. A publicação desse relatório é obrigatória somente em alguns países. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre as características econômico-financeiras e o disclosure voluntário de empresas no Brasil, e em países desenvolvidos, em conformidade com o relatório GRI. Para a análise dos dados foram empregados os seguintes testes estatísticos: Teste de Diferenças entre Médias, Análise do Coeficiente de Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. A amostra da pesquisa reúne 50 empresas, sendo 16 do Brasil, 16 da Holanda e 18 da Suécia. Verificou-se que, em média, as empresas divulgaram cerca de 49% dos indicadores GRI e que as empresas do Brasil registram nível mais elevado de disclosure em comparação com as holandesas e as suecas. Além disso, as empresas da amostra com a rentabilidade mais baixa, medida pelo Retorno sobre o Patrimônio Líquido - ROE, tendem a divulgar mais informações voluntárias. Os resultados revelaram ainda que fatores como o Retorno sobre o Ativo - ROA, o Tamanho e o Endividamento não influenciam os níveis de disclosure voluntário das empresas.

Palavras-chave


Relatórios de sustentabilidade; Disclosure voluntário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v4i2.314

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893