Utilização do Processo de Gerenciamento por Categorias no Setor Supermercadista: uma comparação entre empresas de diferentes portes - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v1n2p19-31)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v1i2.33Palavras-chave:
Gerenciamento por Categorias, Resposta Eficiente ao Consumidor, Varejo, Fornecedores.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o processo de gestão das categorias de produtos de pequenas e grandes empresas supermercadistas, utilizando como base o processo de Gerenciamento por Categorias. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, aplicando-se o estudo multicaso. Seis empresas situadas na região metropolitana de Belo Horizonte participaram da pesquisa, sendo quatro pequenos supermercados, uma grande rede de supermercado e uma grande rede de hipermercado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com os profissionais responsáveis pela gestão das categorias dos produtos nas lojas. Como resultado, verificou-se que os pequenos supermercados pesquisados trabalham de forma isolada em relação aos seus fornecedores e estão distantes das práticas de GC. Em relação aos varejos de grande porte pesquisados, foi constatado que a integração com o fornecedor é pequena, além de se mostrarem pouco propícios a contar com a ajuda do capitão da categoria. A pesquisa, sedimentada nos fornece uma radiografia das empresas analisadas, deixando evidentes as oportunidades e dificuldades de gerenciamento das categorias de produtos trabalhadas pelos varejos.
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