O PROCESSO DECISÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM ORGANIZAÇÕES COM MÚLTIPLOS INTERESSES ## THE DECISION-MAKING PROCESS IN PRODUCT DEVELOPMENT IN ORGANIZATIONS WITH MULTIPLE INTERESTS
Resumo
Diferente do que acontece nas empresas mercantis, a estrutura organizacional de uma cooperativa se caracteriza por uma gestão em que os associados desempenham simultaneamente diferentes papéis: proprietários, clientes, fornecedores, gestores e investidores sociais. Dentro deste ambiente de interesses diversos inerentes ao cooperado, analisa-se o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de produtos em uma cooperativa agroindustrial localizada no centro-oeste do estado de Goiás. O levantamento de campo coletou dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito executivos envolvidos diretamente com a tomada de decisão para desenvolvimento de produtos. Os resultados apontam que: (i) o processo decisório e o desenvolvimento de produto não são formalizados; (ii) as fases e etapas apontadas pela literatura não são seguidas e acontecem de maneira não estruturada, de acordo com as demandas momentâneas; (iii) o desenvolvimento de produtos não parte do planejamento estratégico; (iv) a orientação no mercado é para a venda, recaindo sobre a comercialização a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso do produto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17648/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p145-159
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)
B4 (Interdisciplinar)
ISSN: 2238-8893