TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v7i1.667Palavras-chave:
Análise Redes Sociais. Troca de Conhecimentos. Disseminação do Conhecimento.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as trocas de informações entre docentes dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e suas contribuições para a disseminação do conhecimento na rede. A pesquisa é considerada exploratória e quanto ao método optou-se pelo tipo descritivo, porque buscou descrever e analisar como ocorrem essas relações. Como principais resultados, as medidas de centralidade calculadas neste trabalho evidenciaram a conectividade, a intermediação e a proximidade entre os atores de cada curso pesquisado, com ênfase para os atores A15 e A24 do grupo 1 e o ator C11do grupo 2. Sendo estes atores considerados mais importantes para a rede, tanto em relação ao fl uxo de informação, conhecimento, bem como, para a comunicação. Foi possível perceber que as medidas apresentadas aos atores no 1º quartil de cada grupo, são baixas. Uma justifi cativa para os valores encontrados pode estar no fato de que a maioria dos atores na rede realizam contatos diretos não havendo a necessidade de intermediação. Tal fato ocorre devido à facilidade de contato entre os atores, ou seja, eles se comunicam diretamente e quando isso ocorre tem-se um Betweenness baixo e como consequência altos valores de Closeness e Degree. Conclui-se que a análise realizada confi rma o pressuposto das teorias de redes sociais, evidenciando níveis de contatos signifi cativos entre a maioria dos atores de cada rede.
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