Desencantamento do mundo: análise da desarticulação e dissolução de comunidade rural na Chapada Diamantina - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n1p61-75)

Maria Amelia Jundurian Corá, Myrt Thania de Souza Cruz

Resumo


Este artigo objetiva compreender o processo de desarticulação e dissolução de comunidades do semi-árido da Chapada Diamantina. Foi feito estudo sistemático tomando como exemplo uma comunidade, situada no topo da Serra do Cigano, às margens da trilha cavaleira que dá acesso ao rio São Francisco. O estudo procura reconstruir a história do processo de povoamento da região, fortemente marcado pelo coronelismo materializado através dos fenômenos de mandonismo e voto de cabresto. Junto com seus moradores, recupera narrativas sobre a história da luta pela existência e manutenção da vida no lugar. De cunho eminentemente oral, as narrativas foram viabilizadas a partir da memória dos que lá vivem e também dos que migraram. O processo de reprodução das relações sociais, sob a égide do mundo da mercadoria, tem trazido sérias conseqüências para as comunidades rurais da Chapada Diamantina que vivem numa economia agrária de subsistência, degradando seu modo de vida e, não raro, conduzindo para sua dissolução. A incessante luta das pessoas em busca da satisfação de suas necessidades fornece consagração de práticas solidárias que viabilizam a convivência com a natureza semi-árida, mas não garante a manutenção dos modos de vida face às transformações decorrentes da modernidade. Frente às dificuldades impostas pelo processo de desarticulação, a singularidade de suas vivências os inscreve como agentes históricos ativos na construção de fazeres, no enraizamento e lida com a terra e na resistência pela manutenção dos conhecimentos das plantas medicinais, festejos, costumes e religiosidade.


Palavras-chave


Chapada Diamantina, convivência com o Semi-Árido, desarticulação de comunidades rurais, mandonismo e sustentabilidade em contextos de pobreza.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i1.68

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893