Evidências de criação de valor nos relatos integrados das empresas do Programa Piloto no Brasil ## Evidence of value creation in the integrated reports of the companies of the Pilot Program in Brazil ##

Nadson Jaime Ferreira Alves, José Roberto Kassai, Edimilson Costa Lucas

Resumo


RESUMO

A evolução dos relatos corporativos abrange não apenas a concisão, mas também transparência e completude das informações, mas principalmente o pensamento integrado que engloba os aspectos estratégicos e de criação de valor. Com esse pretexto, este artigo tem por objetivo descrever os conteúdos que evidenciam a criação de valor no Relato Integrado (RI) das empresas do programa piloto no Brasil, nos anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma pesquisa mista, exploratória, descritiva e documental com uso do software Nvivo 11. Resultados indicam variedade no conteúdo divulgado em termos de criação de valor, diante de peculiaridades de cada empresa, o que torna a comparação dos desempenhos mais subjetiva; também foi identificado mais relação do termo criação de valor com os seguintes temas previsto do Framework do RI: estratégia e alocação de recursos; desempenho; visão geral organizacional e ambiente externo; e modelo de negócio.

Palavras-chave: Comunicação corporativa. Relato integrado. Criação de valor.

 

AOS - Amazônia, Organizações e Sustentabilidade
Amazon, Organizations and Sustainability
DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v6n1p155-178 

ISSN online: 2238-8893

http://revistas.unama.br/ 


Palavras-chave


Comunicação corporativa. Relato integrado. Criação de valor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893