INOVAÇÃO SOCIAL COMO PROMOTOR DE EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICA

Autores

  • Catarina Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Suzanne Érica Nóbrega Correia Universidade Federal de Campina Grande
  • Verônica Macário de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v7i1.762

Palavras-chave:

Inovação social, economia solidária, empreendimentos de economia solidária

Resumo

As graves consequências do capitalismo, globalização e a fragmentação da responsabilidade dos governos e empresas pela coesão social culminaram em altos índices de desemprego, violência e criminalidade, aprofundando problemas como pobreza, marginalização e desigualdade social (RODRIGUES; BARBIERI, 2008). Nesse contexto surgem as iniciativas de inovação social, com a proposta de busca por meios únicos que transformem esse contexto social problemático, incentivando alternativas que gerem ganhos sociais. A Economia Solidária se insere nessa discussão com o propósito de restaurar o direito ao trabalho e a percepção de renda, contribuindo para o desenvolvimento local e comunitário, e para a transformação e alcance de coesão social (SOARES et al, 2016; RAMOS, 2011). Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo propor um aprofundamento no uso do conceito de inovação social e sua relação com os modelos de economia solidária, apresentando a construção de uma proposição teórica que envolva dimensões de análise dos dois constructos, analisando fatores motivadores e limitadores inerentes a este processo. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com enfoque na obtenção de dados e evidencias para a construção das dimensões de análise e as relações entre os constructos estudados a partir da pesquisa bibliográfica. Os principais resultados alcançados por esse estudo refere-se a construção teórica e relação entre as dimensões da Inovação Social com as dimensões de Economia Solidária, reconhecendo a Economia Solidária como iniciativa de Inovação Social, destacando os fatores que limitam e motivam o processo de criação e sustentabilidade desse tipo de empreendimento. 

Biografia do Autor

Catarina Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada no Curso de Administração

Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Administração

Professora Adjunta UAAC/UFCG

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Administração

Professora Adjunta UAAC/UFCG

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas