Estudo Bibliométrico sobre a Sustentabilidade na Área de Economia Empresarial - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p101-120)

Jaqueline Silinske, Matheus Frohlich Marquetto, Márcia Zampieri Grohmann, Luciana Flores Battistella, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é analisar as publicações sobre a sustentabilidade na área de economia empresarial, verificando as principais áreas relacionadas à Administração que estão sendo estudadas juntamente com sustentabilidade. A pesquisa foi realizada utilizando o banco de dados do sistema Web of Science, especificamente na área de business economics, buscando informações sobre total de publicações, autores, tipos de publicações, países que mais publicam, idiomas predominantes nas publicações, fontes de publicação e instituições relacionados ao tema de sustentabilidade nos últimos dez anos. Além disso, foram identificados os “hot topics” nas áreas relacionadas a Administração e Sustentabilidade. A análise dos dados foi por meio do cálculo dos índices h-b e m propostos por Banks (2006). Os resultados obtidos foram: houve evolução no número de publicações referente ao tema de sustentabilidade durante o período de 2003 (131 publicações) a 2011 (773 publicações), sendo que o país que mais publica é os Estados Unidos, o idioma predominante das publicações é o inglês e a principal fonte de publicação é o Ecological Economics. Dentre os 20 tópicos combinados com competitividade, os que se classificaram como “hot topics” foram: Management, Sustainable Development, Business, Marketing, Sustainability Indicators, Economic Development, Innovation, Consumption, Government, Business Performance, Social and Environmental Management, Competitive Advantage, Corporate Social Responsibility e Environmental Accounting.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Administração; Bibliometria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i2.78

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893