ESTUDO COM MINERADORAS E SIDERÚRGICAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Autores

  • David Daniel Hammes Junior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Leonardo Flach
  • Gabriel Nilson Coelho

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v7i1.946

Palavras-chave:

Sustentabilidade.Evidenciação Contábil.Informações Socioambientais

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de evidenciação de informações socioambientais entre os relatórios anuais e de sustentabilidade das empresas brasileiras de mineração e siderúrgicas, para o período entre 2012 a 2016. A divulgação por parte das empresas de boas práticas sociais e ambientais em seus relatórios está sendo exigida por novasnormas e regulamentações e pelos diversos usuários da informação contábil. A qualidade e responsabilidade das informações, podem gerar benefícios para a empresa, aumentando a sua credibilidade perante o mercado financeiro.Como método de pesquisa, fez-se uso do instrumento estabelecido por Sampaio, Gomes, Bruni & Dias Filho (2012) para determinar o nível de evidenciação de informações socioambientais. Com o intuito de explicar a evidenciação socioambiental divulgado pelas empresas investigadas, utilizou-se um modelo de regressão linear múltipla.Foram analisados os relatórios anuais e de sustentabilidade, dos períodos de 2012 a 2016, das empresas de mineração e siderúrgicas listadas na BM&FBOVESPA.Os resultados demonstram um aumento no nível de evidenciação socioambiental nos relatórios contábeis e de sustentabilidade das empresas analisadas. A análise da regressão linear múltipla demonstrou que as variáveisano, liquidez corrente, tamanho da empresa e governança corporativa são relevantes, ao nível de significância de 5%, para explicação do nível de evidenciação de informações socioambientais das empresas brasileiras de mineração e siderúrgicas.Pretende-se com este estudo contribuir com a responsabilização por parte das empresas no âmbito social e ambiental, além de demonstrar à sociedade a relevância das informações sociais e ambientais divulgadas pelas empresas.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas