NARRATIVAS NA PANELA DE BARRO. A ACADEMIA DO PEIXE FRITO EM JAQUES FLORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n1-1163Palavras-chave:
Jaques Flores, Academia do Peixe Frito, NarrativasResumo
O presente artigo tem como objetivo enfatizar o papel do escritor paraense Luís Teixeira Gomes, Jacques Flores, a partir do texto “Vamos comer peixe frito?” que integra a coletânea “Panela de Barro”, livro publicado em 1947. Busca-se compreender os traços da crônica de Jaques, que era marcada pela força da realidade local, com tipos humanos crenças e costumes da população de Belém, dentre as quais está o costume de “comer peixe frito”. No texto em questão, através de um estudo biobibliográfico e descritivo, investigamos uma hipótese de representação do nome de um grupo de intelectuais, a geração peixe frito, e sua representatividade no cenário sociocultural e político de Belém, a partir dos anos 30 do século XX.
Referências
BASTOS, Abguar. A panela vai ferver, In: FLORES, Jaques (Luis Teixeira Gomes). Panela de Barro. Crônicas, ensaios, fantasias. Andersen Editores. Rio de Janeiro, 1947.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FLORES, Jaques. Panela de Barro. Crônicas, ensaios, fantasias. Andersen Editores. Rio de janeiro, 1947.
FRANCO, Georgenor. Luis Teixeira Gomes: se mudasse, deixaria de ser Jaques Flores (acervo Marcos Valério, sem data e origem especificada)
NUNES e TORRES. Academia do Peixe Frito: diálogos e intersecções entre Literatura, jornalismo e Ciências Sociais na Amazônia do século XX. ANAPCOS : 2016
NUNES, Paulo; TORRES, Vânia. Apresentação do Projeto Academia do Peixe Frito. Belém, 2017. Para o evento da “I Fritação do Peixe” Painel de estudos do projeto de pesquisa Academia do peixe Frito: interfaces entre literatura e Jornalismo, que ocorreu em novembro de 2017 na Universidade da Amazônia em Belém.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Selma Barbosa Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.