VER-O-PESO DA publiCIDADE DE BELÉM COMO MARCA SIGNIFICANTE DE LUGAR

Autores

  • Luiz LZ Cezar Silva dos SANTOS Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1297

Palavras-chave:

Ver-o-Peso, publiCIDADE, Belém, Propaganda, Marca.

Resumo

O artigo tem por premissa fazer um estudo dos significantes e dos significados do mercado do Ver-o-Peso, um dos cartões-postais da cidade de Belém, através da análise do anúncio publicitário veiculado pela Prefeitura para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. O estudo tem como foco a construção histórica de representações sociais, culturais, artísticas e politicas da imagem do Ver-o-Peso, desde sua fundação, em contraponto à publiCIDADE governamental acerca deste, como reflexão sobre as representações construídas pelas mensagens comunicacionais sobre o mercado do Ver-o-Peso.

Biografia do Autor

Luiz LZ Cezar Silva dos SANTOS, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-Doutor em Comunicação e Consumo pelo PPGCOM/ECA/USP. Doutor em História pela PUC/SP. Mestre em Estudos Literários pela UFMG. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela UFPA. Docente do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCom/Facom/ILC/UFPA. Diretor Norte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade
- ABP2. Autor dos livros: “Sempre Coca-Cola: isso é que é sabor de modernidade” e “publiCIDADE na Belém da belle époque entre os anos de 1870 e 1912”

Referências

BATISTA, Djalma. O Complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Conquista, 1976.

CASTRO, Fabio Fonseca de. A cidade Sebastiana. Era da borracha, memória e melancolia numa capital da periferia da modernidade. Fabio Fonseca de Castro. Belém: Edições do Autor, 2010.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 12º ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

GERODETTI, João Emílio. CORNEJO, Carlos. Lembranças do Brasil: as capitais brasileiras nos cartões postais e álbuns de lembranças. São Paulo: Solaris Edições Culturais, 2004.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Altar em chamas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

OURIQUE, Jacques. O Estado do Pará na Exposição de 1908. Rio de

Janeiro:Leuzinger, 1908.

PAIVA, Eduardo França. História & imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SANTOS, Luiz Cezar S. dos. publiCIDADE belle époque: A mídia impressa nos periódicos da cidade de Belém entre 1870-1912. Tese de Doutorado apresentada no programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, 2011.

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO PARÁ. Jornais Paroaras-

Catálogo. Belém do Pará: Secult, 1985.

Downloads

Publicado

2018-12-31