LEITURA LITERÁRIA NO CIBERESPAÇO: DAS PEDRAS ÀS TELAS

Rebeca Mendes Garcia, Adriana Demite Stephani

Resumo


Este artigo objetiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica, verificar como as alterações nos suportes de leitura que ocorreram ao longo do tempo podem interferir nos modos de ler e, por conseguinte, na caracterização do leitor. Desde as inscrições em pedras até os hipertextos lidos nas telas dos computadores e smartphones, percebemos diferenças preponderantes no processo de recepção de textos as quais causam questionamentos tais como: o livro impresso, um dos suportes de escrita e leitura, será substituído por livros eletrônicos? Nesse sentido, esta pesquisa se dedicou a analisar a relação dos suportes com a leitura, de modo a apresentar diferentes tipos de leitor e as habilidades necessárias para o ato de ler, principalmente literatura, sem, no entanto, extinguir o livro físico do universo dos leitores. Para tanto, embasamos o trabalho em Chartier (1999), Terra (2015), Soares (2002), Spalding (2012), Xavier (2010) e Santaella (2004) na abordagem acerca de suportes de leitura, hipertextos, conceituação de leitores, leitura literária na rede. Logo, verificou-se a possibilidade de coexistir os suportes de leitura livro físico e tela de modo que a leitura literária ocorra de diferentes maneiras.

Palavras-chave


Leitura literária; suporte de leitura; letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações na literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RETTENMAIER, Miguel. (Hiper) mediação leitora: do blog ao livro. In: SANTOS, Fabiano dos; NETO, José Castilho Marques; RÖSING, Tania M. K. (org.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo

do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. Campinas, vol. 23. n. 81. p. 143-160, dez., 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 17. Set. 2019.

SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para iPad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Tese (Doutorado em Letras), Instituto de Letras, UFRGS, 2012.

TERRA, Ernani. A produção literária e a formação de leitores em tempos de tecnologia digital. Curitiba: Intersaberes, 2015.

XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v16i2.1934

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950