CIBERPOEMAS E LEITURA EM CAPPARELLI.COM.BR

Autores

  • Renata Gonçalves Gomes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Câmpus Curitiba (UTFPR-Curitiba) http://orcid.org/0000-0003-3046-7317

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2100

Palavras-chave:

Leitura, Leitor, Ciberpoesia, Sérgio Capparelli.

Resumo

A literatura, como um processo de escrita e manifestação do indivíduo enquanto ser integrante de um contexto social, histórico e político, caminhou junto à evolução humana e passou dos registros rupestres, ao papiro, à prensa e, hoje, integra também o meio digital. Da mesma forma, a poesia chegou às mídias digitais, entre elas o computador, transformada pela união entre palavra, imagem e som, dando origem a ciberpoesia, capaz de instigar o olhar de descoberta para o leitor, principalmente, quando este é uma criança, estimulando seus sentidos e sensações. Por isso, a fim de analisar a ciberpoesia, em especial aquela que pode ser destinada a crianças, buscou-se no site de Sérgio Capparelli subsídio material para a conclusão desta atividade à luz de um vasto, porém não estanque, referencial teórico acerca da cibercultura. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir questões teóricas a respeito da literatura infantil, tendo como recorte os poemas digitais do site de Sérgio Capparelli. A metodologia empregada é a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, de caráter analítico-qualitativo para análise dos poemas, tendo como base os pressupostos teóricos sobre literatura digital, a partir de Hayles (2009), Lévy (2000), Santaella (2004, 2012a, 2014), Torres (2010); conceito de literatura Infantil e juvenil por meio de Hunt (2010); questões ligadas à teoria literária e à contemporaneidade por meio de estudiosos como Compagnon (2014), Berman (1986), Bauman (2001), Canclini (2003), entre outros. Leitura de poemas digitais pode auxiliar no letramento literário e digital. O site de Capparelli, por ser de fácil acesso por meio do computador e dos dispositivos móveis, constitui um objeto interessante de estudo.

Biografia do Autor

Renata Gonçalves Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Estudos de Linguagem e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras Português e espanhol (UEL). Acadêmica do curso de Pedagogia em regime de segunda graduação do Centro Universitário Dombosco - UNIDOMBOSCO. Atua como professora de ensino médio e fundamental nas disciplinas de Espanhol e Língua Portuguesa (QPM - PR), como professora tutora no ensino superior (UNICURITIBA).

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Câmpus Curitiba (UTFPR-Curitiba)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra com auxílio Capes. Possui doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialização em Letras - Literatura Brasileira - e graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É líder do Grupo de Pesquisa Literatura Infantil e Juvenil: Análise Literária e Formação do Leitor e participa também como membro do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (ANPOLL) e do GP Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2020-06-30