INTERMIDIALIDADES ENTRE CINEMA E SMARTPHONE: ARQUIVO, SCREENLIFE E IMAGEM VERTICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2112

Palavras-chave:

Cinema, Smartphone, Arquivo, Cinema vertical, Screenlife.

Resumo

Neste artigo, investigamos processos de intermidialidade entre o cinema e o smartphone. Com o aporte do pensamento de Flusser, observamos convergências das tendências discursivas e dialógicas que caracterizam o modelo comunicacional de cada dispositivo. A partir disso, circunscrevemos três espaços intermidiáticos: o primeiro remete a uma tendência de obras construídas com arquivos audiovisuais de câmeras de smartphones; o segundo é o formato conhecido como screenlife, em que a tela digital passa a ser o ambiente narrativo. O terceiro é o espaço do cinema vertical, em filmes que adaptam a linguagem cinematográfica em função da mudança da proporção do quadro. Como resultado, apontamos as contaminações mútuas entre os dois dispositivos e as decorrentes transformações que sofrem em cada um desses espaços.

 

Biografia do Autor

Alex Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (FAV/ICA/UFPA). Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Gabriel Darwich, Universidade Federal do Pará

Graduando em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação científica (PIBIC/PRODOUTOR) no Projeto de Pesquisa "Linguagens do cinema screenlife: transformações no dispositivo cinematográfico".

Heloísa Torres, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará. Foi bolsista PIBIPA no Projeto de Extensão "Núcleo de Produção Audiovisual". Atua como Voluntária de Iniciação científica (PIVIC) no Projeto de Pesquisa "Linguagens do cinema screenlife: transformações no dispositivo cinematográfico".

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Publicado

2020-06-30