UMA VOZ FEMININA NO CONTEMPORÂNEO: QUANDO A POETA SE APROPRIA DO FACEBOOK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2141

Palavras-chave:

Literatura, Plataformas de redes sociais, Sociedade em rede móvel, Cultura em rede, Facebook.

Resumo

A sociedade está cada vez mais interligada por redes digitais e móveis. Na Literatura é crescente o número de poetas que se têm apropriado de plataformas de redes sociais para propagação de sua obra. Assim, o objetivo deste artigo é compreender como o Facebook pode ser apropriado pela literatura. A pesquisa de caráter descritivo-analítico se aqui faz através de técnicas qualitativas: pesquisa bibliográfica, observação, entrevista, descrição e análise. O objeto empírico de caráter exemplar é o perfil da poeta amazônida Giselle Ribeiro. São trabalhadas noções de literatura (SÜSSEKIND, 2002; CANDIDO, 2011), plataformas de redes sociais (RECUERO, 2009, 2012; ELLISON; BOYD, 2013; VAN DIJCK, 2013), cultura em rede (JENKINS; GREEN; FORD, 2014) e sociedade em rede móvel (CASTELLS et al., 2007).  

Biografia do Autor

Paulo Nunes, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de Letras da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Integra os Grupos de Pesquisa e Estudos Narramazônia: narrativas contemporâneas na Amazônia Paraense (UFPA/UNAMA), Academia do Peixe Frito (UNAMA/ UFPA), CUMA Imaginário amazônico (UEPA) e Makunaíma: literatura latino americana (UFPA).

Maíra de Cássia Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ubiquidade na Comunicação (UBICOM/UNAMA) e membro dos Grupos de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (INOVACOM/UFPA/CNPQ) e Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD/UFRGS/CNPQ).

Downloads

Publicado

2020-06-30