PEQUENAS POESIAS PARA TEMPOS DE PANDEMIA: UM PROJETO AMOROSO

Patricia de Oliveira Branquinho Silva, Katia Cilene da Costa

Resumo


O presente relato tem por objetivo descrever a experiência de um projeto de arte-educação, “Pequenas Poesias para Tempos de Pandemia”, criado por umcoletivo de arte-educadores e desenvolvido durante os tempos de isolamento social no Brasil devido à pandemia motivada pelo coronavírus. O projeto em questão visa abrandar os impactos causados pelo isolamento social, como mostram os estudos de Lima (2020) e Schuchmann et al. (2020). Iniciado em maio de 2020, e tendo atingido, até o momento, 385 pessoas, este projeto consiste em enviar cartas com poesias, desenhos e pinturas para estudantes da educação básica em isolamento social no município de Uberaba (MG). Conclui-se que o recebimento de cartas surpreendeu os estudantes e provocou admiração e sentimento de carinho. Devido ao êxito dos primeiros resultados, o projeto entrará numa segunda etapa.


Palavras-chave


Isolamento social. Pandemia. Arte-educação. Educação Básica. Educação Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 ago. 2020.

GALVÃO, M. A. Observações acerca de interação, gênero textual e plano de texto em cartas pessoais. Linha D’Água, v. 26, n. 2, p. 203-220, 16 dez. 2013.

LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300214, 2020.

MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.

OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.

PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Experiment Findings. Abril/2020 v. 21, 2020. Disponível em: https://www.researchgate. net/publication/340452851. Acesso em: 20 ago. 2020.

REGIME DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAL. Estude em Casa. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/inicio. Acesso em: 20 ago. 2020.

Secretaria de Educação disponibilizará site para atividades complementares. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,49254. Acesso em: 20 ago. 2020.

SILVA, Delmira Santos da Conceição; SANTOS, Marília Barbosa dos; SOARES, Maria José Nascimento. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 128-147, 2020. ONLINE? DISPONÍVEL EM: ACESSO EM:

SCHUCHMANN, Alexandra Zanella et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19/Vertical social isolation X Horizontal social isolation: health and social dilemas in copping with the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v17i2.2168

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950