EDUCAÇÃO (IN)SENSÍVEL NA AMAZÔNIA DO SÉC. XX: UM PORVIR NAS FRONTEIRAS DA MISÉRIA HUMANA EM MARIA DAGMAR E CANDUNGA, DE BRUNO DE MENEZES (1893-1963)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i1.2431

Palavras-chave:

Educação. Literatura. Infância. Ficção. Amazônica.

Resumo

O presente resumo tem como objetivo analisar o processo de Formação de uma Educação do (in)sensível do universo da Amazônia do Séc. XX a partir da estética ficcional e sociocultural das vozes dos(as) protagonistas, Maria Dagmar e Candunga, no romance de Bruno de Menezes (1893-1963), dialogando com as percepções de leituras nas interfaces da formação, educação, literatura, cultura, infância e saberes na Amazônia, sobre um espaço e tempos dos anos de 1920-930, séc. XX. Guiadas sobre as visões de Lukács (2015), Bakhtin (2003-2010-2015), Laufer (1980), Genette (1979), Racièrie (2005), Bachelard (2006-2010), Aìres (1981), Heywood (2004), Postman (1999), Venâncio (1993), Alves (2020), Loureiro (2001-2012), e Menezes (1994-1950-1954) e a partir de um método de abordagem dialética, de pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa em Lüdke (1986), Minayo (2004), Severino (2007) e Marconi e Lakatos (2009) que nos ajudam a refletir, problematizar e alcançar os nossos resultados sobre os pontos e contrapontos das protagonistas subversivas presente nas leituras e análises dos romances: Maria Dagmar (1950) e Candunga (1954) que denunciam as formas de opressão, poder, barbárie e violação de direitos que escravizam seres humanos e alienam seus espíritos, classes e grupos sociais.

Biografia do Autor

Leomax Cardoso Machado, programa de pós-graduação em educação-PPGED INSTITUDO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED U NIVERSIDADE FEDERAL DO PARA-UFPA

Doutorando - PPGED-ICED-UFPA (2020-2024) sob a linha de pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade (Orientandor(a) Laura Maria Araujo Alves-ICED-UFPA); Prof. Substituto - Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário do Tocantins-CUNTINS-UFPA-Cametá-Faculdade de Educação-FAED (2019-2020); Mestrado em Educação - CCSE-UEPA (2015-2017) sob a linha de pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia (orientador (a): Profª. Dra. Josebel Akel Fares; Participa atualmente do Grupo de Pesquisa Culturas e Memorias Amazônicas-CUMA; Experiência ao ser Professor Unidocência-MUNDIAR-SEDUC-PA-2019; Orientador social-CREAS 2- SEMCAT-Ananindeua-PA-2018; Professor do Pro-jovem Campo Saberes da Terra/SEDUC-2015-2017; Professor no Colégio Adventista de Correios 2014/Belém; Experiências adquiridas ao participar como Bolsista voluntário do Projeto: O Sistema Vocálico do Português da Amazônia Paraense: caracterização acústica/PROBRAVO-2009; Participou como bolsista voluntário do projeto: Literatura da Amazônia, Cinema e Teatro: Formando Professores/PAPIM-2010; Participou como membro do projeto de Extensão: Educação Inclusiva de Alunos Surdos: Oficina para Professores de Cametá 2010; Participou como bolsista e secretário do projeto: Programa/Projeto de Extensão intitulado Literatura e Teatro: formando professores 2011; Desempenhou monitoria na disciplina Nº LT05053 Teoria do texto poético, de acordo com o plano previsto para turma LA11,UFPA/Cametá-Pá). Participou do projeto "Pescador Transformador" oriunda da parceria Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá-Pa e Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS). Ministrou aula de Língua Portuguesa/Literatura no Cursinho Popular pré-vestibular 2013 em parceria UFPA-CUNTINS E SEMED-CAMETÁ. Defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC com o titulo "Algumas noções dos conceitos de vazios e negatividades implícitos no romance “Primeira Manhã” de Dalcídio Jurandir". Além de desenvolver gravuras internas e externas para livros na editora NOVO TEMPO COMUNICAÇÕES LTDA- CNPJ 04821244/0001-96 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº 15.200788101, no período de 2007-2010. e EDITORA AGS ISBN: 9788591406722 no período 2012-2014. curso de Pós-Graduação em andamento em Educação Infantil e Saberes na Prática Educativa-UFPA/CAMETÁ 2014. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4841817702821232

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Publicado

2021-06-29