O RECONHECIMENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE LITERATURA: RELATO DE UM PROJETO

Autores

  • Gabriela Semensato Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Gonçalves Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Gabriele Oliveira da Cunha Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Paula Ciciliato Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Talita Santos Pantaleão Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i2.2492

Palavras-chave:

Mulheres escritoras. Literatura brasileira. Gênero. História literária. Revalorização de obras literárias.

Resumo

A participação das mulheres foi constantemente apagada da História. No Brasil, em especial nos séculos XIX e XX, muitas escritoras foram e ainda são omitidas da história literária, apesar de terem produzido trabalhos excepcionais. Por essa razão, surgiu a iniciativa, por parte de estudantes de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da abertura de um espaço de leitura e discussão de obras literárias brasileiras escritas por mulheres, levando à criação do Projeto de Ensino “(Re)conhecendo as mulheres da literatura brasileira: um resgate das escritoras apagadas da história”, coordenado pelo Prof.o Dr. Alfeu Sparemberger. A partir do trabalho de Muzart (1999) e Schmidt (2000), entre outros, foram realizados, remotamente, doze encontros semanais voltados à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2021. As aulas foram direcionadas à apresentação dessas escritoras, à leitura e à discussão das obras através de dinâmicas pautadas em metodologias ativas de ensino.

Biografia do Autor

Gabriela Semensato Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Letras (Literatura Comparada) e Graduada em Letras - Licenciatura em inglês, português e respectivas literaturas – pela mesma instituição.

Angélica Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gabriele Oliveira da Cunha, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literatura, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Paula Ciciliato, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Talita Santos Pantaleão, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literatura, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2021-12-22