A SALA DE AULA ANTES DA PANDEMIA: UM PERCURSO DA PRÁTICA DOCENTE COM AS MÍDIAS MÓVEIS

Marcos dos Reis Batista, Suellen Cordovil da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar de modo sucinto o uso de redes móveis como WhatsApp e Telegram como espaços formativos no ensino linguístico dos gêneros textuais acadêmicos. A metodologia empregada baseia-se na abordagem qualitativa de acordo com André (2013) e Yin (2015) de tipo de estudo de caso no qual se pensa um dado fenômeno não apenas na sua singularidade, mas também na sua dimensionalidade. Ao tratar da ubiquidade da educação muito antes da crise sanitária ocasionada pela Covid-19, a investigação mostra os aspectos tratados na elaboração de ações pedagógicas que colaboram com a apropriação de gêneros acadêmicos. Os resultados apontam que o planejamento de ações que fazem uso de mídias móveis não substitui o professor em sala de aula, mas colabora significativamente com orientações dinâmicas se bem elaboradas ao auxiliar o/a estudante superando distâncias físicas e limitações de recursos para sua aprendizagem.


Palavras-chave


Ação pedagógica. Novas mídias. Letramento acadêmico. Educação. Cultura digital.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v19i1.2649

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ISSN:1415-7950