FOTOGRAFIA E SENSORIALIDADE: OS MÉTODOS SENSORIAIS DE CHIKAOKA

Mariana Ramos Neves de Castro, Lucas dos Anjos Vieira

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender os métodos que o artista-fotógrafo Miguel Chikaoka utiliza para fazer e refletir sobre o fazer fotografia. Utilizamos os passos analíticos clássicos em pesquisas qualitativas de Milles e Hubberman (1994), para realizar o levantamento e operar com os resultados, assim como classificá-los. Como resultado da classificação elencamos três métodos: os métodos coletivos que corroboram para a compreensão da fotografia como resultado de uma elaboração coletiva que promovem a interação das diferentes sensibilidades (LE BRETON, 2016); os métodos artesanais, a partir da criação de aparelhos artesanais, Flusser (1985); e as metodologias sensoriais, estas voltadas à percepção sensorial através dos sentidos do corpo, com especial foco na visão e no tato, que corroboram para uma compreensão de uma percepção mais ampla e plural do mundo, Sontag (1977). Desta maneira, compreendemos que os métodos de Chikaoka nos ajudam a imergir no mundo do sensível a partir do fazer fotografia, expandindo nossa percepção compartilhando-as com outros indivíduos provocando processos de alteridades e reciprocidades.

Palavras-chave


Chikaoka. Fotografia. Métodos. Sensorialidade. Métodos

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v19i1.2680

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ISSN:1415-7950