VIRTUALIZAÇÃO DAS AULAS NA PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E PERSPECTIVAS EMERGENTES

Moana Meinhardt, Douglas Vaz, Fadua Ionara Andrade de Andrade, Cristiele Magalhaes Ribeiro

Resumo


A pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que trouxe grandes desafios ao ensino superior, apresentou inúmeras oportunidades. Tão logo iniciou o ano letivo de 2020, estudantes, professores e gestores educacionais tiveram seu cotidiano interrompido e/ou modificados para que pudessem manter-se em isolamento social. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca das estratégias adotadas pela Universidade investigada para a virtualização das aulas durante a pandemia da Covid-19. Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2015). Embasam o estudo pesquisas emergentes sobre os impactos da pandemia e das tecnologias digitais nos processos educacionais, destacando autores como Masetto (2020), Fava (2014) e Daros (2018). Os resultados apontam que as relações estabelecidas durante o período de distanciamento contribuirão para a co-criação de um ambiente acadêmico cada vez mais conectado, interativo e colaborativo.

Palavras-chave


Educação Superior. Pandemia. Gestão Universitária. Aulas virtuais. Tecnologias Digitais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v19i1.2681

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ISSN:1415-7950