O SISTEMA DE APRENDIZAGEM UBÍQUA E AS ESTRATÉGIAS DO DESIGN DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIGITAIS

Rodolfo Silva Marques, Mario Camarao França Neto

Resumo


O contexto pandêmico, que o mundo vivencia desde o final de 2019, acelerou ainda mais os processos de ensino e aprendizagem mediados por instrumentos digitais. A busca por meios de ensino digitais mais formatados e resistentes resulta em experiências desafiadoras. O uso da tecnologia digital e o design de educação conecta professores, alunos, mercado e comunidade, em volta de novos espaço e ambientes. Este artigo discute os conceitos de ubiquidade no contexto da Educação e da Comunicação, a partir de um exemplo prático e experimental. Usam-se, como métodos, a revisão de literatura e o estudo de caso, a partir do projeto Sistema Educacional UBÍQUA, desenvolvido pelo Grupo Ser Educacional a partir de 2020. Como conclusões, afirma-se que o uso intenso das tecnologias amplia as possiblidades da educação, que há mudança cultural na gestão de conteúdos nos espaços universitários e que ações como o UBÍQUA devem ser mais comuns como estratégias de se prover metodologias, abordagens e mais conhecimentos.

Palavras-chave


Tecnologia digital. Design de educação. Ubiquidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v19i1.2682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950