MODERNISMO BRASILEIRO: ANÁLISE DOS RETRATOS PICTÓRICOS DE MURILO MENDES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i2.2827

Palavras-chave:

Modernismo brasileiro, Retrato, Murilo Mendes, Pintura, Literatura

Resumo

No Modernismo brasileiro percebemos um grande número de retratos pictóricos de escritores por pintores, seus contemporâneos. Nesse período, mesmo com tanta diversidade estética e artística por variadas regiões do Brasil, o movimento, tanto na literatura, quanto na pintura, ficou centralizado num pequeno grupo de intelectuais paulistas. Porém, mesmo nesse cenário, observamos frequentes representações do poeta juiz-forano Murilo Mendes por pintores modernistas. Através dessas obras tentamos compreender a diversidade estética das representações do mesmo poeta nesse contexto, no qual os pintores não eram mais vistos apenas como reprodutores da verossimilhança, uma vez que a subjetividade do artista passou a ser considerada. A metodologia da pesquisa é baseada na análise das obras, através de aproximações entre elas, e na investigação de textos e documentos relacionados a Murilo Mendes e seus retratistas. Concluímos que essas pinturas vão além de seus aspectos formais e podemos entendê-las como um fenômeno amplo, um resultado das trocas artísticas no Modernismo brasileiro.

Biografia do Autor

Gabriele Oliveira Teodoro, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0024-7383

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Publicado

2022-12-23