ESPAÇO, CULTURA E O URBANO: PARA ALÉM DAS INVISIBILIDADES

Autores

  • Marlea de Nazare Sobrinho Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Holdamir Martins Gomes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Augusto Carneiro Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i2.3123

Palavras-chave:

Cultura Popular. Tradição. Memória. Festividade.

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo do Cordão do Boi Pingo de Ouro que figura como uma das principais estratégias de intervenção social dos Centros de Referência em Assistência Social-CRAS do município de Abaetetuba-Pa. Para realização da pesquisa, o procedimento metodológico ateve-se a pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo a fonte oral como principal método de investigação. Por meio do registro das memórias de moradores da localidade pesquisada, foi possível conhecer as diversas experiências vivenciadas e as variadas funções que os Cordões do Boi Pingo de Ouro exerceram naquela comunidade. A investigação é pensada em uma perspectiva interdisciplinar, em que são articuladas contribuições de estudiosos de áreas diversas. A partir disso, constatou-se que manifestações como o Cordão Junino Pingo de Ouro reforça vínculos, memórias e tradições, seja individuais como comunitárias.

Biografia do Autor

Marlea de Nazare Sobrinho Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assistente Social e professora universitária.

Holdamir Martins Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em História. Bacharel em Direito.

Carlos Augusto Carneiro Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor e professor em Estudos Literários na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2023-12-22