DERIVA: UMA METODOLOGIA E UMA NARRATIVA POÉTICA

Autores

  • Mariana Laterza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jose Marcio Barros Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i2.3243

Palavras-chave:

Deriva. Cidade. Poética. Ressignificação. Criação-artística. Belo Horizonte.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sensível sobre o uso poético do território urbano a partir do conhecido processo de deriva enquanto método de ressignificação subjetiva dos elementos do espaço urbano, permitindo a criação de narrativas artísticas que possibilitam ao sujeito se apropriar subjetivamente deste local e desta forma construir nele uma noção de “lar”. Para isto, primeiramente introduzimos o conceito de deriva e explicamos sua aplicação metodológica para, logo em seguida, apresentar uma narrativa de percurso, um texto poético resultante de várias derivas pela cidade de Belo Horizonte, em conjunto com imagens que não só descrevem o processo, mas são elas mesmas, parte da narrativa e do processo criativo.

Biografia do Autor

Mariana Laterza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Artista visual e doutoranda em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Observatório da Diversidade Cultural" (ODC), "Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso" (NECI) e "Caligrafias e Escrituras". Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES).

Jose Marcio Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq "Observatório da Diversidade Cultural" (ODC).

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Publicado

2023-12-22