INTERVENÇÕES SENSORIAIS: CHAVE PARA O URBANISMO TÁTICO

Autores

  • Amanda Pereira Rodrigues Moura Universidade Federal Fluminense
  • Luana Ferreira de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Nemer Diniz

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i2.3245

Palavras-chave:

Sensorial. Urbanismo Tático. Espaços construídos. Cidade. Arquitetura.

Resumo

Este artigo discute a importância das intervenções sensoriais no contexto do urbanismo tático e explora como essas abordagens podem melhorar a experiência urbana contemporânea. O principal objetivo desta investigação é destacar o papel das intervenções sensoriais na transformação das cidades, tornando-as mais interessantes e inclusivas para os seus habitantes, além de promover a conexão entre as pessoas e o ambiente construído. A metodologia adotada se amparou em pesquisa bibliográfica e material previamente publicado (livros e artigos), destacando autores que abordam questões relevantes para a pesquisa, como Harvey, Brenner e Pallasmaa. Os resultados provenientes do estudo apresentam exemplos importantes que podem ser aplicados em diversos contextos urbanos. Conclui-se que o urbanismo tático combinado com uma abordagem sensorial oferece um caminho promissor para a renovação da cidade contemporânea, promovendo um ambiente urbano mais coeso e enriquecedor para todos os cidadãos.

Biografia do Autor

Amanda Pereira Rodrigues Moura, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, membro no Grupo de Pesquisa Análise e Representação da Forma.

Luana Ferreira de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, membro no Grupo de Pesquisa Análise e Representação da Forma

Downloads

Publicado

2023-12-22