PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA UTILIZANDO GÊNEROS DA ESFERA RELIGIOSA: A PARÁBOLA

Autores

  • Gleice REIS Faculdade Esamaz
  • Lúcia Deodata dos Santos REIS Faculdade Esamaz
  • Lucilene MESQUITA Faculdade Esamaz
  • Sandra Emanoeli de B. SILVA Faculdade Esamaz

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v14n2-996

Palavras-chave:

Gênero Discursivo. Gênero Parábola. Sequência Didática.

Resumo

Esta pesquisa se propõe a fazer um estudo sobre práticas de leitura e escrita em sala de aula
utilizando gêneros da esfera religiosa, mais especificamente, a parábola. O propósito central
desse artigo é abordar a importância do uso dos gêneros textuais e discursivos na sala de aula
por meio das sequências didáticas, com base em pesquisas de alguns autores, como: Koche,
(2014) Passarelli (2012) Sant’Anna (2010) Bazerman (2006) e Bakhtin que é citado por todos
esses em suas obras. O estudo revela que os gêneros discursivos são essenciais para o ensino
e aprendizado da língua, em virtude disso foi abordado sobre o gênero religioso, o qual está
presente na sociedade brasileira de forma significativa. Foi escolhido para análise o gênero
Parábola, pois o mesmo se evidencia como grande suporte ao trabalho de sala de aula, possibilitando
ao aluno a compreensão da língua oral e escrita.

Biografia do Autor

Gleice REIS, Faculdade Esamaz

Aluna do curso de Pós Graduação
em Língua portuguesa
e literatura da Faculdade
Esamaz 2017

Lúcia Deodata dos Santos REIS, Faculdade Esamaz

Aluna do curso de Pós Graduação
em Língua portuguesa
e literatura da Faculdade Esamaz
2017

Lucilene MESQUITA, Faculdade Esamaz

Aluna do curso de Pós Graduação
em Língua portuguesa
e literatura da Faculdade
Esamaz 2017

Sandra Emanoeli de B. SILVA, Faculdade Esamaz

Aluna do curso de Pós Graduação
em Língua portuguesa
e literatura da Faculdade Esamaz
2017

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Publicado

2018-03-07

Edição

Seção

Artigos