Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O evento busca ampliar a discussão sobre as Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, por meio de reflexões teóricas e de implicações gerenciais, com debates acerca dos desafios e perspectivas das organizações, dos governos e dos cidadãos, em geral, a fim de conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade nos novos contextos e desafios que se apresentam.

a)        Complementar o processo formativo de estudantes de pós-graduação e graduação que atuam no campo da administração;

b)        Apresentar aos professores, aos pesquisadores e a outros profissionais interessados nos temas os avanços científicos mais recentes sobre a interface de organizações, desenvolvimento e sustentabilidade;

c)        Qualificar técnicos e gestores para apreensão das novas formas interpretativas sobre governança e sustentabilidade e promover o diálogo entre estes profissionais e pesquisadores da área;

d)        Oportunizar o debate e compartilhamento de conhecimento sobre práticas sustentáveis de referência no âmbito empresarial e da gestão pública;

e)        Sistematizar e divulgar o estado da arte do debate atual sobre organizações, desenvolvimento e sustentabilidade, com foco na Amazônia, por meio da publicação em meio eletrônico dos trabalhos nos anais do evento.

Objetivo Geral

O XII CODS objetiva discutir a importância que o desenvolvimento sustentável representa para a Amazônia e o estado do Pará, considerando que, em geral, seus territórios abrigam grandes estoques de riqueza natural, baixos índices de desenvolvimento humano e baixos índices de desempenho competitivo das organizações, necessitando reflexões nas formas de gestão das empresas e das organizações e arranjos públicos para conciliar as questões de econômicas, bem como os aspectos sociais e ambientais que se apresentam.

Público-alvo

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação (Lato e Stricto Sensu), estudantes de graduação (todas as áreas de conhecimento) e profissionais de organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, de instituições locais, regionais e nacionais, interessados nos temas que serão debatidos.

 

Políticas de Seção

Expediente_2022

Editores
  • Everaldo Costa
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial_2022

Editores
  • Everaldo Costa
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

CODS 2022 - Eixo Temático 1: Inovações e Diversidades na Gestão Pública

O objetivo do eixo temático é discutir inovações e diversidades no âmbito do Estado, da gestão pública e das políticas públicas, em seus diferentes setores, organizações e ações públicas. O tema de inovações pode abranger tópicos específicos (inovações públicas, inovações sociais, tecnologias sociais, inclusão digital, adoções e usos de tecnologias de informação e comunicação, e experiências inovadoras de participação, governança pública e democracia), bem como abordagens mais amplas, que envolvam novas práticas ou novos olhares sobre as temáticas de federalismo e descentralização, accountability, transparência e governo aberto, transformação do Estado e políticas públicas (problemas públicos, agenda, processo decisório, formulação, implementação e avaliação). O tema de diversidades pode ser direcionado para diferentes categorias como gênero, raça/cor, etnia, renda, aspectos intergeracionais e sexualidades, entre outras. Assim como, poderá ser abordado em suas inter-relações com temáticas como desigualdade, interseccionalidade e transversalidade na gestão pública ou nas políticas públicas.

Editores
  • Tamara Lima Martins Faria
  • Diana Rodrigues
  • Josevana Rodrigues
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CODS 2022 - Eixo Temático 2: Gestão Social e Relações Estado e Sociedade para o Desenvolvimento

O objetivo deste eixo temático é discutir a Gestão Social em seus aspectos epistemológicos, teórico-conceituais e de práxis, bem como abordar as diversas formas de relações entre Sociedade e Estado para o Desenvolvimento. São bem-vindos trabalhos que discutem participação social, parcerias, cooperação, conflito, concertação e governança nos diversos tipos de recortes territoriais, tais como: região, município, cidade, urbano, rural, bacias hidrográficas e áreas protegidas, dentre outros.

Editores
  • JONES BARROS
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CODS 2022 - Eixo Temático 3: Gestão das cidades e o desafio para a sustentabilidade

Esse grupo de trabalho está aberto à trabalhos que contenham discussões relativas à gestão das Cidades, envolvendo: Cidades Inteligentes, Resilientes, Solidárias e Sustentáveis. Incentiva-se o envio de artigos, embora o escopo não se restrinja a isso, de pesquisas que priorizem a participação do cidadão na construção das Cidades, incluindo Cidades Inteligentes (smart citzen), o planejamento e decisões governamentais, sobretudo apoiados por tecnologia (smart government), a gestão da saúde apoiada por tecnologia (smart health), a gestão da educação apoiada por tecnologia (Smart Learning) e de todos os processos tecnológicos (tecnologias inovativas clássicas, tecnologias sociais, tecnologias ambientais, tecnologias jurisdicionais, dentre outras) que contribuam para o desenvolvimento das cidades. Da mesma forma abre-se espaço para a pesquisa por desafios e possibilidades frente ao uso de tecnologia na gestão de crises, como a pandemia que atualmente tem assolado o mundo.

Editores
  • Mauro Coutinho
  • Suzana Nunes
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CODS 2022 - Eixo Temático 4: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade

Este grupo de trabalho (GT) discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados à inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte das sessões ligadas a este GT.

Editores
  • Emílio José Arruda Filho
  • Edgar José Dias
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CODS 2022 - Eixo Temático 5: Estratégia e Gestão de Operações Sustentáveis

Este eixo se propõe a estudar teorias, conceitos e práticas relacionadas a estratégias e operações sustentáveis em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, assim como os desafios estratégicos da transição das organizações rumo à sustentabilidade.

Temas de interesse:

- Recursos e capacidades

- Tecnologia, Inovação e Transformação digital

- Cadeias: gestão de operações, sistemas de informação, governança, sustentabilidade, criação e co-criação de valor.

- Redes, clusters e ecossistemas de negócios

- Competitividade e desempenho

- Economia circular.

Editores
  • Dinaldo Araujo
  • Mario Carvalho
  • Gleimiria Costa
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

- Procedimentos

O autor deve cadastrar-se no site do CODS e submeter seu artigo, conforme Diretrizes aos Autores.

- Desenvolvimento da Avaliação

Os manuscritos submetidos para apreciação serão enviados para dois Avaliadores Ad Hoc no sistema double blind review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos Avaliadores e vice-versa.

As opções de resultados são:

(1) Aceito para Publicação no Anais e Apresentação em Sessão.

(2) Aceito para Publicação no Anais.

(3) Não aprovado.

Em caso de pareceres dispares entre os avaliadores, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

 

Periodicidade

O evento é realizado anualmente, bem como a publicação de seu Anais.

 

Política de Acesso Livre

O acesso ao Anais do evento será livre, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta plataforma utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...