Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O evento busca ampliar a discussão sobre as Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, por meio de reflexões teóricas e de implicações gerenciais, com debates acerca dos desafios e perspectivas das organizações, dos governos e dos cidadãos, em geral, a fim de conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade nos novos contextos e desafios que se apresentam.

a)        Complementar o processo formativo de estudantes de pós-graduação e graduação que atuam no campo da administração;

b)        Apresentar aos professores, aos pesquisadores e a outros profissionais interessados nos temas os avanços científicos mais recentes sobre a interface de organizações, desenvolvimento e sustentabilidade;

c)        Qualificar técnicos e gestores para apreensão das novas formas interpretativas sobre governança e sustentabilidade e promover o diálogo entre estes profissionais e pesquisadores da área;

d)        Oportunizar o debate e compartilhamento de conhecimento sobre práticas sustentáveis de referência no âmbito empresarial e da gestão pública;

e)        Sistematizar e divulgar o estado da arte do debate atual sobre organizações, desenvolvimento e sustentabilidade, com foco na Amazônia, por meio da publicação em meio eletrônico dos trabalhos nos anais do evento.

Objetivo Geral

O XII CODS objetiva discutir a importância que o desenvolvimento sustentável representa para a Amazônia e o estado do Pará, considerando que, em geral, seus territórios abrigam grandes estoques de riqueza natural, baixos índices de desenvolvimento humano e baixos índices de desempenho competitivo das organizações, necessitando reflexões nas formas de gestão das empresas e das organizações e arranjos públicos para conciliar as questões de econômicas, bem como os aspectos sociais e ambientais que se apresentam.

Público-alvo

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação (Lato e Stricto Sensu), estudantes de graduação (todas as áreas de conhecimento) e profissionais de organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, de instituições locais, regionais e nacionais, interessados nos temas que serão debatidos.

 

Políticas de Seção

2021 - XII CODS - Eixo 1: Gestão Pública e do Desenvolvimento

Este Grupo Temático (GT) está aberto a artigos sobre gestão pública e suas interseções com os processos de desenvolvimento de territórios, em suas diversas configurações: cidades, áreas rurais ou urbanas, unidades de conservação, terras de quilombo e áreas protegidas, regiões e microrregiões, de modo geral. O escopo prioritário do GT abrange os trabalhos que tratem sobre políticas públicas, tecnologias e inovações em/na gestão pública e governança (pública, social e ambiental), que foquem no engajamento da ciência administrativa com a produção de processos de gestão justos e sustentáveis para desenvolvimento das sociedades. Dentre as abordagens esperadas estão as relacionadas à gestão social, gestão compartilhada, coprodução, cogestão, análise de políticas públicas e/ou aos estudos críticos.

Editores
  • Fabiana Riva
  • Diana Rodrigues
  • Josevana Rodrigues
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

2021 - XII CODS - Eixo 2: Cadeias de valor sustentáveis e Competitividade

Editores
  • Gleimiria Costa
  • Sérgio Gomes
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

2021 - XII CODS - Eixo 3: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade

Este grupo de trabalho (GT) discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados a inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte das sessões ligadas a este GT.

Editores
  • Everaldo Costa
  • Edgar José Dias
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

2021 - XII CODS - Eixo 4: Jovens pesquisadores

Esse eixo temático receberá artigos de jovens pesquisadores, sobretudo de estudantes de graduação, iniciação científica e especialização que tenham trabalhos que apresentem resultados de pesquisas que desejam apresentar e discutir durante o XII CODS.

Editores
  • John Jairo Ausique
  • Rose Tavares
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial 2021

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente 2021

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

- Procedimentos

O autor deve cadastrar-se no site do CODS e submeter seu artigo, conforme Diretrizes aos Autores.

- Desenvolvimento da Avaliação

Os manuscritos submetidos para apreciação serão enviados para dois Avaliadores Ad Hoc no sistema double blind review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos Avaliadores e vice-versa.

As opções de resultados são:

(1) Aceito para Publicação no Anais e Apresentação em Sessão.

(2) Aceito para Publicação no Anais.

(3) Não aprovado.

Em caso de pareceres dispares entre os avaliadores, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

 

Periodicidade

O evento é realizado anualmente, bem como a publicação de seu Anais.

 

Política de Acesso Livre

O acesso ao Anais do evento será livre, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta plataforma utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...