Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: Submissões abertas até 03/10/2021

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

- O artigo deve ser original e apresentado em português, inglês ou espanhol;

- Serão admitidos, no máximo, quatro autores por trabalho;

- O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word (.doc) e não deverá conter a identificação do(s) autor(es), nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo;

- Mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis) páginas;

- A primeira página do artigo de incluir: Título do Trabalho; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

- O resumo deverá conter no máximo 250 palavras;

- Texto escrito em fonte Times New Roman, corpo 12pt, com espaçamento simples (entre caracteres e palavras); Folha A4; Texto justificado.

- Margens – esquerda e superior: 3 cm - direita e inferior: 2 cm.

- As citações e referências no corpo do trabalho deverão seguir sistema autor-data e estarem de acordo com as normas da ABNT ou APA.

- Os artigos resultados de pesquisas de iniciação científica e TCC devem ser inscritos no eixo “Jovens Pesquisadores”. Os autores devem ser graduandos ou recém graduados (nos últimos dois anos) e devem incluir o professor orientador como coautor.

 

Eixos Temáticos para Submissão

1. Gestão Pública e do Desenvolvimento

Este Eixo Temático está aberto a artigos sobre gestão pública e suas interseções com os processos de desenvolvimento de territórios, em suas diversas configurações: cidades, áreas rurais ou urbanas, unidades de conservação, terras de quilombo e áreas protegidas, regiões e microrregiões, de modo geral. O escopo prioritário do eixo temático abrange os trabalhos sobre políticas públicas, tecnologias e inovações em/na gestão pública e governança (pública, social e ambiental), que foquem no engajamento da ciência administrativa com a produção de processos de gestão justos e sustentáveis para desenvolvimento das sociedades. Dentre as abordagens esperadas estão as relacionadas à gestão social, gestão compartilhada, coprodução, cogestão, análise de políticas públicas e/ou aos estudos críticos.

Coordenadores:

Profa. Dra. Diana Cruz Rodrigues (PPAD/UNAMA)

Profa. Dra. Fabiana Rodrigues Riva (PPGA/UNIR)

Profa. Dra. Josevana de Lucena Rodrigues (UEA)

 

2. Cadeias de Valor Sustentáveis e Competitividade

O Eixo Temático se propõe discutir as questões econômicas, sociais e ambientais no contexto dos processos produtivos das atividades desenvolvidas na Amazônia. Com foco em temas como práticas sustentáveis, inovação, empreendedorismo, cadeias globais, estruturas de governança, riscos e resiliência em cadeias de suprimento, relacionamentos, cooperação e competitividade e logística, e o desafio de sair de um sistema produtivo tradicional para uma economia circular apontada pelos organismos internacionais como uma estratégia para melhorar a coordenação de ações e tomada de decisões entre produtores, distribuidores e consumidores das cadeias de valor de produtos e serviços. Os Tópicos para submissão de artigos podem estar relacionados: Impactos da gestão econômica e financeira da rede de suprimento nos relacionamentos com fornecedores e clientes, logística reversa, Práticas sustentáveis de produção, agregação de valor e gestão das cadeias, Empreendedorismo e Competividade na geração de produtos e serviços, Economia circular, gestão de Risco e Resiliência em Cadeia de Suprimento.

Coordenadores:

Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes (PPAD/UNAMA)

Profa. Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos (PPGA/UNIR)

 

3. Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade

Este Eixo Temático discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados a inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte deste eixo.

Coordenadores:

Prof. Dr. Everaldo Marcelo Souza Costa (PPAD/UNAMA)

Prof. Dr. Edgar José Pereira Dias (Faculdade Maurício de Nassau & UNAMA)

 

4. Jovens Pesquisadores

Esse eixo temático receberá artigos de jovens pesquisadores, sobretudo de estudantes de graduação, de iniciação científica e de especialização que tenham trabalhos que apresentem resultados de pesquisas relacionados aos 3 eixos temáticos anteriormente descritos do XII CODS.

Coordenadores:

Prof. Dr. John Jairo Saldarriaga Ausique (PPGC/UNAMA)

Profa. Ma. Rose Martins Tavares (UNAMA)

 

Processo de avaliação e seleção de artigos:

Os trabalhos serão submetidos ao sistema de avaliação via double blind review. A partir dos pareceres dos avaliadores, cada artigo será classificado em uma das três condições a seguir:

a)      Artigo aprovado e apto para ser incluído nos anais do XII CODS.

b)      Artigo aprovado, apto para ser incluído nos anais do XII CODS e indicado para apresentação oral (online) no dia 10/11/2021.

c)      Artigo não aprovado.

 

Todos os artigos aprovados comporão o Anais do evento.

Apenas os quatro melhores artigos de cada eixo temático serão selecionados para a apresentação oral. Caberá aos coordenadores de Eixos Temáticos, baseados nos pareceres de avaliação, a escolha dos artigos que serão apresentados para a referida apresentação oral em sessão online no dia 10/11/2021.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é original e escrito em português, inglês ou espanhol;

  2. O artigo contém, no máximo, quatro autores;

  3. O arquivo submetido está em formato Microsoft Word (.doc) e não contém a identificação do(s) autor(es), nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo;

  4. O artigo contém no mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis) páginas, sendo que a primeira página inclui: Título do Trabalho; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

  5. O artigo atende às Diretrizes aos Autores e à norma ABNT ou APA.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste sistema de submissão serão usados exclusivamente para os serviços prestados para realização do evento e publicação do anais, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.