CLIQUE AQUI PARA FINALIZAR SUA COMPRA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DE E-COMMERCE PERTENCENTE À GERAÇÃO Y

Karluciane Socorro Nascimento Viana, Maria Gerlene Sousa Silva, Ana Paula da Silva Costa, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano

Resumo


O presente estudo objetiva identificar fatores comportamentais que influenciam na decisão de uso do e-commerce pelos indivíduos da Geração Y, oportunizando a construção de categorias de consumidores específicos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como aporte metodológico. A partir das análises oriundas das entrevistas, foram identificadas 4 (quatro) categorias de usuários pertencentes à geração Y, sendo estas: pesquisadores de experiências customizadas e conectadas, exploradores do online e off-line (omnichannel), consumidores importadores, atraídos pelo prazer em “finalizar a compra”. Os resultados indicaram que elementos como interfaces amigáveis com sugestões alternativas presentes no e-commerce, o sortimento de produtos disponíveis, produtos exclusivos e que gerem status social, de outras regiões com preços reduzidos, identificação de vantagens por meio da pesquisa em multicanais, facilidade de acesso ao e-commerce, acesso por meio de plataformas móveis, facilidade de pagamentos, benefícios pós-venda, vantagens relacionadas ao frete logístico e disponibilidade de produtos se apresentam como fatores de fronteira que influenciam os consumidores da Geração Y a utilizarem o e-commerce como ferramenta de consumo no ambiente virtual.


Palavras-chave


E-commerce; Comportamento do Consumidor; Geração Y; Hedonismo

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