A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO CAMINHO À GESTÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ – PARÁ.

Sandro Luis Gaia Pamplona, Mario Vasconcellos Sobrinho, Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi discutir a Pedagogia da Alternância como um caminho ideológico e prático capaz de desenvolver a Educação do Campo, com foco da Casa Familiar Rural (CFR) de Cametá, localizada no estado do Pará, sob a ótica de princípios basilares da gestão social, que são participação e dialogicidade. Esta organização, adota a Pedagogia da Alternância com metodologia pedagógica, em que os alunos alternam entre períodos de permanência na casa e com suas famílias. Esta metodologia vem sendo adotada por este tipo de organização em todo o território brasileiro, ainda de forma insipiente, mas aumentando com os anos, criando possibilidade de desenvolvimento local, principalmente pela não evasão do campo de jovens em rumo aos centros urbanos em busca por melhores condições de educação e vida. Foram analisadas as legislações e normativas relativas à educação do campo e aos conceitos de pedagogia da alternância, além de documentos provenientes da CFR de Cametá, tais como projetos políticos pedagógicos, regimentos, atas etc. Observou-se que a pedagogia da alternância em consonâncias com os princípios da educação do campo e da Casa tracejam um caminho a uma gestão social entre os atores da sociedade, estado e mercado envolvidos.


Palavras-chave


Pedagogia da Alternância. Gestão Social. Educação do Campo, Casa Familiar Rural de Cametá.

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