GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA GESTÃO DE CONSELHO ESCOLAR

José Antonio Peres, Sandro Luis Gaia Pamplona, Jeane Pereira da Graça Costa

Resumo


O artigo estabelece uma análise em relação aos desafios e possibilidades da atuação dos conselhos escolares, enfatizando o seu princípio regulatório, de gestão e participação dos atores. O fundamento teórico utilizado decorre dos princípios da Gestão social, da emancipação e democracia deliberativa. O locus de pesquisa compreende o conselho de uma escola pública municipal. Como coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas. Foi utilizada a técnica de Análise dos Dados. Os resultados apontaram que na instituição em estudo ocorre o processo de participação, e que esta participação, assim como os princípios de emancipação e deliberação coletiva não estão em suma percebidos e praticados pelos atores tendo em vista o modelo de gestão e participação observado.

Palavras-chave


conselho, escola, Gestão Social, participação, emancipação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.