CONSUMO COLABORATIVO VERSUS ECONOMIA COMPARTILHADA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS

Suzana Saraiva da Costa Noronha, Emilio Jose Montero Arruda Filho, Josevana de Lucena Rodrigues

Resumo


Este trabalho é um ensaio teórico que está em desenvolvimento, objetivando refletir conceitualmente sobre as relações discursivas de consumo colaborativo e economia compartilhada, compreendendo suas aproximações e diferenças a partir do contexto do comportamento do consumidor com produtos tecnológicos. Desta forma, desenvolve-se uma revisão teórica sobre os três conceitos envolvidos: consumo colaborativo, economia compartilhada e consumo de produtos tecnológicos. Como reflexões finais se pondera que existem diferenças cruciais entre os dois primeiros construtos, implicando em perspectivas incompletas para a avaliação de processos de consumo que abarquem a colaboração, o compartilhamento e o uso tecnológico. Aponta-se também para uma agenda de continuidade da pesquisa em que entrevistas em profundidade, podem ser utilizadas para a obtenção de dados que corroborem com o desenvolvimento das ideias de consumo colaborativo e compartilhamento em ambiente tecnológico.


Palavras-chave


Consumo Colaborativo; Economia Compartilhada; Consumo Tecnológico; Comportamento do Consumidor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.