A MULHER EMPREENDEDORA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA EDUCAÇÃO FAMILIAR EMPREENDEDORA E A INFLUÊNCIA NA RENDA DOMÉSTICA

Andrelie Tavares Braga Damasceno, Cristiano Descovi Schimith, Tamires Eduarda da Rocha Gomes, Icaro Alexandre Barbosa Leite

Resumo


O aumento no número de empreendedores nas últimas décadas e a crescente participação feminina nesta atividade de trabalho levanta questionamentos acerca das mudanças que essa nova dinâmica proporciona. Em um país em que predominantemente as mulheres são responsáveis pela educação dos filhos, se questiona como os valores empreendedores estão sendo passados e se isso tem facilitado a entrada no mercado de trabalho, uma vez que, a literatura aponta que boa parte dos empreendedores de sucesso tiveram como modelo pais empreendedores. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi identificar como as mulheres da região amazônica, participantes da associação Grupo de Mulheres do Tapanã, transmitem, em seus ambientes familiares, o conhecimento empreendedor. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis participantes da associação Grupo de Mulheres do Tapanã, analisando de forma quantitativa e qualitativa os dados obtidos.  Como resultado obteve-se que a dinâmica familiar é afetada pela entrada no mercado de trabalho e que valores empreendedores como habilidade no trato com dinheiro e responsabilidade são transmitidos por essas mulheres, explicando talvez o motivo de todas terem pelo menos um filho seguindo atividade empreendedora.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Educação empreendedora; Mulher empreendedora.

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