É FÁCIL APRENDER? A ÓTICA DA SOCIAL LEARNING THEORY NO ENSINO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO E CONTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR AMAZÔNICA

Naara Dias Chaves, Ana Paula Caldas Quaresma, Cristiano Descovi Schimith, TAMIRES EDUARDA DA ROCHA GOMES

Resumo


A demanda por produtos orgânicos aumenta progressivamente, abrindo espaço para a agricultura familiar que se destaca no cenário nacional produzindo alimentos de qualidade. Surge a necessidade de profissionalização do campo com o olhar de adequar técnicas de gestão e conceitos contábeis para este perfil de empreendedor. Entretanto ensinar aos agricultores familiar as práticas de gestão e de controles contábeis não estão se mostrando eficiente. Assim, o objetivo desta pesquisa busca identificar sob a ótica da Social Learning Theory as variáveis que influenciam na implantação e aprendizagem de ferramentas contábeis. Esta pesquisa se caracterizou como exploratória, não probabilística com a aplicação de um estudo de caso múltiplo e uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado utilizando a triangulação e análise de conteúdo no tratamento dos dados. Como resultados foram observados que os principais fatores que dificultaram no processo de aprendizagem quanto à implantação de ferramentas contábeis foram a falta de atenção e comprometimento, o comportamento conformista e o costume adquirido da cultura de seus antepassados. Dessa forma concluiu-se que há necessidade de estimular os agricultores quanto à importância da utilização de técnicas contábeis como auxilio gerencial em seus negócios.


Palavras-chave


Agricultura familiar. Social Learning Theory. Amazônia.

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