Arranjo Nordeste do Pará: um Estudo sobre o Modelo de Gestão de um Agrupamento Territorial em Educação liderado pela Fundação Vale

DANILO MALATO SANTOS, DANILO MALATO SANTOS

Resumo


Os debates sobre gestão da educação básica nos municípios brasileiros têm apontado os arranjos de desenvolvimento educacional como experiências exitosas de cooperação no campo escolar, aproveitando conhecimentos trazidos do ramo empresarial. Procurou-se, neste estudo de caso, conhecer os elementos que configuram a gestão de um Arranjo em Educação formado por nove municípios do Pará. Partiu-se do conhecimento da atuação social de uma empresa mineradora para entender sua colaboração no campo educacional, onde os mecanismos governamentais são incertos, no contexto da cooperação federativa de formato horizontal. Os resultados de pesquisa  indicam que o modelo de gestão mantém uma caracterização que fortalece os laços de cooperação com organizações empresariais e relações políticas horizontais, executa o PAR com uma agenda territorial comum mas impõe condições de responsabilidade sustentável na educação como meio de desenvolvimento e empoderamento social, atrelando-a à imagem da Fundação Vale a atuação do Arranjo em Educação.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Arranjo. Gestão. Educação. Cooperação. Federalismo.

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