MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: O caso da GSW exportações de madeiras

Ana Jaqueline Borges Rodrigues, Keila Regina Mota Negrão, Elaine Cristina Grecchi Gonçalves

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar as estratégias de marketing de relacionamento voltadas para a fidelização de cliente na empresa GSW Exportações de Madeiras Eireli. Neste contexto, foi conduzido um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que parte de um referencial teórico sustentado por Gordon (2001) e Bogmann (2000), referentes ao marketing de relacionamento e fidelização de clientes, respectivamente. Para isso, foi aplicada entrevista com o sócio-gerente da empresa analisada construído com base nas indicações do referencial teórico. Os resultados mostraram que a pontualidade na entrega e a qualidade dos produtos são as principais estratégias da empresa relacionadas ao marketing de relacionamento para fidelização de clientes. Considera-se ainda que empresa utiliza as estratégias de marketing de relacionamento, porém as constantes mudanças no mercado internacional afetam diretamente a fidelização de clientes.

Palavras-chave


Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes. Exportações.

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