COMPORTAMENTO E PERFIL DO CONSUMIDOR DE COMIDAS TÍPICAS NO MERCADO DA GASTRONOMIA PARAENSE

Marcelo de Almeida Barros, Keila Regina Mota Negrão, Sérgio Castro Gomes

Resumo


O objetivo deste artigo é caracterizar o perfil e comportamento do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia paraense. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa do tipo survey, utilizando questionário digital semiestruturado elaborado na ferramenta google forms. A análise dos dados foi descritiva usando metodologia quantitativa, não-probabilística. A técnica de amostragem configurou-se como “bola de neve” e o número de respondentes alcançado foi de 202 pessoas. O referencial teórico foi sustentado principalmente pelos estudos de Kotler (2009) quanto aos fatores determinantes do comportamento de consumo e Pereira (2015) quanto aos tipos de perfil de consumo. Os resultados mostraram que os fatores, culturais, sociais e psicológicos são os que mais influenciam no comportamento de consumo de comidas típicas da gastronomia paraense. Entre os perfis de consumo, os tipos: gourmet, carteira e limpinho representam o perfil de consumo da amostra desta pesquisa.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor. Perfil do consumidor. Comidas típicas. Gastronomia paraense.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.