AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ATRAVÉS DO ALINHAMENTO: ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO

Eduarda Dariane Lugarinho RIBEIRO, Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS

Resumo


A Estratégia é uma ferramenta organizacional que direciona, capta recursos e implementa mecanismos a fim de atingir metas e objetivos propostos para o alcance do êxito no fluxo processual da empresa.O presente estudo propôs como objetivo geral a averiguação do nível de implementação dos fatores de alinhamento estratégico, mais especificamente no campo das ações estratégicas, fundamentadas nos estudos de Monteiro de Barros e Santos (2019) através de um estudo de caso de uma empresa do setor hoteleiro paraense. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo onde um caso foi selecionado, foram aplicados dois questionários no qual foi possível analisar os dados coletados, com o intuito de aferir conclusões a respeito do caso estudado. A empresa em questão, a luz da base utilizada afirma que utiliza de maneira adequada as recomendações da literatura para produzir alinhamento entre a estratégia da organização e as ações dos colaboradores para implementá-la, mostrando a relação de que quanto maior o nível de eficácia da execução da estratégia da organização, maior é o seu nível de alinhamento. Porém existem pontos a serem aprimorados para o alcance do êxito máximo na implementação das estratégias.

Palavras-chave


Alinhamento estratégico; Ações estratégicas; Eficácia estratégica; Setor hoteleiro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.