Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário

Maíra Sadeck Santos, Luciana Rodrigues Ferreira

Resumo


A gestão do conhecimento é um método de mobilização do conhecimento que pode ser aplicado no setor público para que as políticas públicas oferecidas à sociedade sejam realizadas de maneira mais efetiva. Essas práticas podem ser executadas no âmbito da administração pública pelos três poderes. Este estudo parte da seguinte questão norteadora: Quais as práticas de gestão do conhecimento vêm sendo aplicadas no Poder Judiciário? Para tanto recorremos à pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas referente às práticas de gestão do conhecimento na Administração Pública. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, descritiva orientada por analise documental e mapeamento de dados. Tal pesquisa é respondida por cinco organizações do Judiciário: Conselho da Justiça Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal Militar, Superior Tribunal Federal e Tribunal Superior do Trabalho. A pesquisa apresenta uma lista com 41 práticas de GC, divididas em 3 categorias: recursos humanos, processos facilitadores e tecnologia. Os resultados demonstram heterogeneidade no nível de implantação de tais práticas. Ao final percebe-se que os efeitos das práticas implantadas não estão diretamente relacionados à quantidade de práticas implantadas, outros critérios devem ser observados para que o objetivo da GC seja alcançado.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Práticas de Gestão do Conhecimento, Poder Judiciário.

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