CIENTIFICIDADE E MARKETING: BASES EPISTEMOLÓGICAS E DISCUSSÕES A CERCA DA EVOLUÇÃO DA ÁREA NA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO.

Ronny Luis Sousa Oliveira, Diana Cruz Rodrigues, Gilfrei Loureiro Macola Junior

Resumo


Este ensaio teórico possui como objetivo trazer uma breve discussão sobre os caminhos que os paradigmas e metáforas que são encontrados na área do Marketing podem contribuir para uma evolução do campo de estudo, visto que é necessário avançar nas reflexões teóricas da área. Será realizada uma releitura revisando a importância da função epistemológica das metáforas da área, em seguida será discutido os paradigmas e metáforas do campo de pesquisa, apontando suas explicações e abordagens de pesquisa. Por fim, será tratada da importância que a comunidade científica do Marketing deve dar a cada paradigma e metáfora para que estes possam ser analisados e tratados como instrumentos capazes de sugerir novas abordagens de pesquisa, permitindo uma ampliação teórica e empírica do Marketing, fazendo com que este campo de pesquisa rico e dinâmico consiga se consolidar cada vez mais na ciência da Administração, através de um aprofundamento da sua cientificidade e com uma base epistemológica sólida e rica.


Palavras-chave


Epistemologia; Marketing; Paradigmas; Metáforas; Cientificidade.

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