ISOLAMENTO SOCIAL: preferências de consumo hedônico ou utilitário pela Internet em tempos de pandemia.
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo descobrir que tipo de produto, entre hedônico e utilitário, os consumidores compram pela Internet, em tempos de isolamento social, em decorrência da pandemia do vírus COVID-19. Foi criado um questionário em uma plataforma on-line com 16 perguntas e divulgado em redes socias (WhatsApp e Facebook). Obteve-se um retorno de 102 respostas, que foram analisadas através da técnica de mineração de dados, cujo o objetivo é encontrar tendências ou informações por meio de uma grande quantidade de dados. A análise foi realizada com o suporte do software WEKA, que busca regras de associação entre os dados. Quatro regras de associação foram consideradas relevantes para explicar o que se propõe nesta pesquisa. Os resultados demonstram que, inicialmente, os respondentes compreendem a importância do isolamento social em tempos de pandemia. Além disso, foi percebido uma preferência pela aquisição de produtos utilitários, visto que muitas pessoas transformaram seus lares em locais de trabalho e estudo, pois esses tipos de produtos possuem características de auxiliar nas atividades e tarefas diárias. Os resultados mostraram ainda que alguns consumidores compram produtos hedônicos para minimizar o impacto do isolamento social, usando o item para gerar prazer ou felicidade com o seu uso.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.