ISOLAMENTO SOCIAL: preferências de consumo hedônico ou utilitário pela Internet em tempos de pandemia.

Ronny Luis Sousa Oliveira, Mauro Margalho Coutinho, Emílio José Montero Arruda Filho

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo descobrir que tipo de produto, entre hedônico e utilitário, os consumidores compram pela Internet, em tempos de isolamento social, em decorrência da pandemia do vírus COVID-19. Foi criado um questionário em uma plataforma on-line com 16 perguntas e divulgado em redes socias (WhatsApp e Facebook). Obteve-se um retorno de 102 respostas, que foram analisadas através da técnica de mineração de dados, cujo o objetivo é encontrar tendências ou informações por meio de uma grande quantidade de dados. A análise foi realizada com o suporte do software WEKA, que busca regras de associação entre os dados. Quatro regras de associação foram consideradas relevantes para explicar o que se propõe nesta pesquisa. Os resultados demonstram que, inicialmente, os respondentes compreendem a importância do isolamento social em tempos de pandemia. Além disso, foi percebido uma preferência pela aquisição de produtos utilitários, visto que muitas pessoas transformaram seus lares em locais de trabalho e estudo, pois esses tipos de produtos possuem características de auxiliar nas atividades e tarefas diárias. Os resultados mostraram ainda que alguns consumidores compram produtos hedônicos para minimizar o impacto do isolamento social, usando o item para gerar prazer ou felicidade com o seu uso.


Palavras-chave


Isolamento social; Produto hedônico ou utilitário; Compra pela internet; Mineração de dados; Software WEKA.

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