Oportunidades e Limites para o Avanço de um Programa de Educação Superior do Campo na Amazônia Paraense: o caso do curso Licenciatura em Educação do Campo na UNIFESSPA

ABIGAIL DA SILVA BRITO, DIANA Cruz Rodrigues

Resumo


O presente estudo por meio de pesquisa exploratória e descritiva, busca evidenciar as oportunidades e limites da educação superior como uma ferramenta de ressignificação da vida dos povos do campo, a partir da análise da iniciativa do Sul e Sudeste do Pará. A experiência analisada é a oferta do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Para compreender o processo histórico, o estudo
apresenta como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Na abordagem do processo de institucionalização do curso na região, com um recorte temporal de 2009 a 2020, bem como os desafios e oportunidades vislumbrados o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores da Universidade e aluno egresso do curso. Como principais
resultados o estudo aponta que atualmente, um dos cursos com maior demanda por vagas na UNIFESSPA, a licenciatura em educação do campo desfruta de um passado recente, mas bem consolidado na região. Enfrentando os desafios postos no âmbito da educação no ensino superior no Brasil, a exemplo das restrições orçamentárias, o curso tem em seus laços historicamente constituídos com a comunidade local na região a força para seguir atuante.


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